Fiocruz e Butantan retomam produção de vacinas e os últimos destaques

Compartilhe o post:

Quarta-feira, 26 de maio de 2021

RESUMO DOS MERCADOS

BrCotação DiaSemanaMêsAno
Ibovespa (pts)122.987,71-0,84%0,32%3,44%3,34%
DI Jan 2025 (bps)8,15%-11-435250
Dólar PTAX (R$)5,3143-0,10%0,22%-1,65%2,26%
S&P 500 (pts)4188,13-0,21%0,78% 0,17%11,50%

BRASIL EM FOCO

DESTAQUES

Em um dia de agenda fraca, a bolsa brasileira acompanhou o movimento negativo das commodities e dos mercados internacionais, que teve dados abaixo do esperado para confiança do consumidor e vendas de casas novas. Os DIs caíram com o fechamento dos treasuries americanos e com as falas de Roberto Campos Neto reforçando a busca por uma normalização parcial da Selic. 

IPCA-15

O IBGE divulgou que o IPCA-15 do mês de maio teve uma alta de 0,44% em relação a abril. Esse é o maior aumento para o mês desde 2016, quando o índice subiu 0,86%. A mediana das estimativas para o IPCA-15 era de +0,54% . No ano, o indicador acumula alta de 3,27% e, nos últimos 12 meses, variação de 7,27%. A alta da energia elétrica (2,31%), no grupo habitação (0,79%), contribuiu com o maior impacto individual no índice (0,10 p.p.).  (IBGEValor)

REFORMAS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta terça-feira (25) que o Congresso poderá aprovar as reformas administrativa e tributária até o fim deste ano. O senador também afirmou que a MP da capitalização da Eletrobras deve ser apreciada e votada antes de perder a validade em 22 de junho. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou que a reforma administrativa, cuja admissibilidade passou na CCJ, deverá valer apenas para novos servidores, enquanto os atuais terão seus direitos adquiridos mantidos. Sobre a reforma tributária, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, depois de se reunir com Bolsonaro, Pacheco e Lira, afirmou ser primordial ela não aumentar a carga tributária enquanto busca simplificar impostos. Paulo Guedes pretende propor novamente a recriação de um novo imposto sobre transações com uma alíquota de 0,1% na última fase. A ideia é que a “nova CPMF” seja a contrapartida da desoneração da folha de pagamentos. ( Valor)

IMPOSTO DE RENDA

Em uma fase da reforma tributária a ser enviada ao Congresso, Paulo Guedes pretende fazer uma redução ampla e linear das cobranças de Imposto de Renda sobre investimentos em renda fixa. A ideia  acabar com o sistema regressivo que sai de 22,5% para resgates em até 180 dias e nivelar a cobrança em 15%, patamar das aplicações com mais de 2 anos.  Como o texto da proposta não está fechado, alterações ainda podem ser feitas. Para compensar a perda de arrecadação, é discutido o fim dos benefícios tributários aos produtos direcionados aos setores imobiliário e agro – LCI, LCA, CRI e CRA. (Folha)

CPI DA COVID

Segundo a secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, o aplicativo TrateCov, desenvolvido pelo próprio Ministério, foi disponibilizado nas redes ilegalmente. O depoimento de Mayra à CPI reforçou a suspeita que houve omissão por parte do governo durante a crise de oxigênio e Manaus. O aplicativo recomendava cloroquina no combate da Covid, inclusive entre gestantes e crianças. O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia dado a entender que um hacker teria alterado os parâmetros da ferramenta para receitar o remédio de forma indiscriminada. ( EstadãoValor)

VACINAS

A Fiocruz e o Instituto Butantan receberam novas remessas do IFA e estão retomando a produção de vacinas contra a Covid, que estava parada há dias pela falta de matéria-prima. A Fiocruz recebeu o insumo necessário para produzir 12 milhões de doses da AstraZeneca, enquanto o Butantan obteve material para 5 milhões de doses da CoronaVac. Até o final do ano, ambos os laboratórios pretendem atingir independência para a produção própria de matéria prima. ( Valor)

CORONAVÍRUS NO BRASIL

Nas últimas 24h, foram registrados 73,4 mil novos casos e 2.173 mortes. Desde o início da pandemia, o país atingiu a marca de 452 mil óbitos e 16,2 milhões de casos confirmados de Covid-19. Foram aplicadas no Brasil 64,2 milhões de doses de vacina, sendo que 21,2 milhões de pessoas já receberam as duas doses do imunizante. ( Ministério da Saúde / G1)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

DESTAQUES

Os índices acionários americanos tiveram uma sessão negativa, com o Nasdaq, S&P500 e Dow Jones caindo respectivamente 0,03%, 0,21% e 0,24%. Apesar da bolsa em leve queda, os rendimentos dos treasuries de 10 anos fecharam, o que retirou pressão sobre os mercados como um todo.

VENDAS DE NOVAS CASAS

As vendas de casas novas nos EUA se reduziram 5,9% em abril, em comparação com marçoO índice de preço do segmento tem batido recordes (subida de 13,2% em 12 meses) dada a demanda aquecida nos últimos meses, baixo número de imóveis “em estoque” e altos custos de materiais de construção.  (WSJ)

CONFIANÇA DO CONSUMIDOR

Em maio, a confiança do consumidor americano se reduziu para 117,2 ante o número de 117,5 em abril. O consenso de mercado apontava para 118,8. De acordo com pesquisa realizada, a confiança acerca das condições atuais da economia continua, mas com preocupações a cerca das perspectivas futuras. Os aumentos da expectativa de inflação e o sentimento de que o mercado de trabalho não deve ficar tão aquecido daqui pra frente se refletem no menor ímpeto para a compra de bens duráveis nos próximos meses. ( Bloomberg)

FED

O vice-presidente do Fed, Richard Clarida, se juntou ao grupo de diretores do FED que creem que seja adequado iniciar discussões acerca da redução de compras de ativos em reuniões vindouras, conforme a economia esteja reagindo rapidamente. Clarida reiterou que vê os fortes números de inflação como temporários, mas que o Banco Central americano está monitorando o cenário de perto e reagirá caso essas pressões de preço se mantenham. (WSJ)

ELEIÇÕES NO MÉXICO

De fevereiro a abril deste ano, 46 políticos candidatos a diferentes cargos mexicanos foram assassinados conforme as eleições se aproximam. Mais de 150 já receberam ameaças de morte do crime organizado. Os cartéis do México tráfico buscam o controle legítimo de territórios através da política. Apesar de violência eleitoral não ser novidade no país, os índices tem aumentado muito recentemente. (Reuters/  WSJ)
CORONAVÍRUS NO MUNDO: nos EUA, os casos de Covid-19 já somam 33,2 milhões e as mortes ultrapassam 590,9 mil. No mundo são mais de 167,8 milhões de infectados, e os óbitos estão na marca de 3,5 milhões. (Johns Hopkins)

HOJE

Na Ásia, as bolsas fecharam em alta. Os índices europeus estão todos no campo negativo. Os futuros dos índices de Nova York apontam para uma abertura com lucros. Nesta manhã, o preço do ouro sobe e é negociado a US$ 1.908,70. O rendimento dos treasuries de 10 anos está em 1,56%. Na agenda do dia, tem a divulgação do PIB do México e dos estoques de petróleo dos EUA. 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *