Bitcoin: o que é, como funciona e como investir

| | |
Compartilhe o post:

Centenas de milhares de reais brasileiros. É o que vale atualmente 1 único bitcoin. Você certamente já ouviu falar do bitcoin, muitas vezes associado a termos como criptoativo, blockchain, mineração… e Elon Musk. A seguir, vamos te ajudar a entender essa sopa de termos, incluindo o porquê de o CEO da Tesla estar entre eles. 

O que é o Bitcoin?

Um Bitcoin é basicamente uma moeda, um tipo de dinheiro mesmo, que pode ser usado para transações, compra e venda pela internet. A moeda circula exclusivamente na forma digital e é descentralizada, ou seja, não existe de forma física e não é controlada por nenhum país, governo ou banco central. 

Criado em 2009 por um ou mais programadores, conhecidos apenas pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto, o bitcoin tinha o objetivo de descomplicar as negociações na internet. E é assim mesmo que elas acontecem: diretamente entre as duas partes envolvidas, sem a necessidade de intermediação de terceiros, como bancos, por exemplo.  

Mas então deve ser um sistema bagunçado e inseguro, certo? Errado. O bitcoin circula por uma rede extremamente segura e protegida, que vamos explicar agora como funciona.

Como funciona o Bitcoin?

Um bitcoin (ou uma parte dele) é representado por um código complexo que ninguém consegue alterar. Então, quando alguém compra um bitcoin, é esse código que a pessoa está comprando. 

As negociações com a moeda acontecem através da Blockchain, uma rede segura que funciona com criptografia. Daí o termo criptomoeda, ou criptoativo. A criptografia é uma forma de embaralhar as informações, de forma que só quem tem uma chave específica pode decifrar o conteúdo. Ou seja, só quem comprou e quem vendeu consegue ter acesso.

A Blockchain, armazena todas as transações já realizadas e controla as futuras negociações, e isso protege o sistema de fraudes. O registro e a validação dessas negociações são feitos por pessoas que usam computadores específicos, super potentes, para checar se está tudo certo com as duas partes da negociação. A recompensa por essa mediação é nada mais, nada menos, que unidades de bitcoins.

Mas nem todos ganham a recompensa. O bitcoin tem unidades limitadas: são até 21 milhões de moedas, lançadas pouco a pouco.

Vamos então pensar em uma transação como se ela fosse um metal precioso, protegido por uma equação matemática gigantesca: Só o primeiro que conseguir, por meio de milhões de cálculos, resolver essa equação, é recompensado com bitcoins. Por isso, esse processo é chamado de mineração.

Minerar bitcoins pode parecer interessante, mas necessita de investimento alto e muito tempo, uma vez que os computadores específicos para mineração custam caro. Essa é só uma das formas de ter bitcoin como parte dos investimentos. Existem também outros produtos e outras criptomoedas no mercado.

Elon Musk e o bitcoin – dá pra usar a moeda para quê?

Atualmente, você pode usar bitcoins para fazer pagamentos na internet, trocar por moedas tradicionais em casas de câmbio específicas (exchanges) ou até pagar por alguns serviços. De estúdios de tatuagem a empreendimentos imobiliários, o número de estabelecimentos que aceitam a moeda como meio de pagamento vem crescendo lentamente. 

Mas o ponto alto veio de um anúncio do empresário Elon Musk no twitter, que dizia que “Agora você pode comprar um Tesla com bitcoin”. Essa e outras publicações do CEO da empresa de automóveis foram responsáveis por um boom no mercado.

Como investir em bitcoin?

Além de fazer a mineração ou comprar bitcoin em uma casa especializada, você pode investir na moeda por meio de fundos e de ETFs.

Fundos de Investimento em criptomoedas

Para diversificar a carteira, alguns fundos investem em mais de uma criptomoeda. As mais conhecidas são Ethereum, Tether, Litecoin, Bitcoin Cash e Bitcoin SV. 

É importante destacar que os investimentos em bitcoin apresentam de média a alta volatilidade, então são ideais para investidores que tenham maior aceitação ao risco. Ou seja, os investidores arrojados.

Aqui na Órama, temos 7 fundos disponíveis para agregar na carteira com criptomoedas:

Para investidor qualificado:

Para investidores com perfil arrojado

Você pode abrir sua conta sem custos, e fazer uma aplicação. 

ETFs 

Outra forma de investir é comprando diretamente no home broker um ETF (Exchange Traded Fund), fundo de ações que busca atingir ou superar o rendimento de índices da Bolsa, nesse caso, um índice de criptoativos.

E se você está se perguntando se ainda vale a pena investir, dá uma olhada nesse vídeo que preparamos para tirar suas dúvidas.

AINDA DÁ PRA INVESTIR EM BITCOIN HOJE? | TÁ EM ALTA

E agora, se você acha que a resposta para o bitcoin é sim, é só abrir sua conta gratuitamente ou baixar o aplicativo da Órama para o seu celular, e contar com a gente para te ajudar.

Compartilhe o post:

Posts Similares

15 Comentários

    1. Oi, José! Você quer saber como investir em Bitcoin? É só acessar sua conta, caso já tenha, ou abrir uma em https://minhaconta.orama.com.br/novo-cadastro. Lá você vai ter um passo a passo para te ajudar a começar, e o acesso a todos esses fundos de criptomoedas que foram citados aqui.

      Caso não seja essa a sua dúvida, ou se quiser saber mais, entra em contato com o nosso atendimento que a gente te ajuda em tudo: https://www.orama.com.br/atendimento

    1. Oi, Mara! Tudo bem? Como o bitcoin é um tipo de investimento que está exposto a mais risco, ele não é o mais indicado para quem tem o perfil conservador. Se você quiser saber melhor os investimentos ideais pra você, ou até mesmo se quiser refazer o teste para confirmar o seu perfil, tem uma ferramenta no nosso site que pode ajudar: https://www.orama.com.br/carteira-investimento-ideal

      E se tiver outras dúvidas, pode entrar em contato de novo que a gente te ajuda. 🙂

    1. Oi, Noeli! Pra investir é só abrir sua conta gratuitamente aqui, caso ainda não tenha uma: https://minhaconta.orama.com.br/novo-cadastro/
      Lá você vai ter acesso aos fundos citados aqui no artigo, além de vários outros tipos de investimentos.
      O bitcoin é um investimento de risco, indicado pra investidores arrojados, já que não tem garantias como a do FGC da poupança e outros, além de estar sujeito a muitas variações do mercado financeiro e da economia.
      Lá na nossa plataforma, ao criar sua conta, você vai fazer um teste rápido pra descobrir quais investimentos se encaixam no seu perfil. 😉

  1. ola se a moeda vale milhoes de reis como pessoas comuns podem investir no bitcoin e obter lucros ? explica por favor blz;

    1. Olá, Derick! O bitcoin, assim como outras criptomoedas, pode ser fracionado em partes bem pequenas, assim você não precisa comprar um bitcoin inteiro. Além disso existem os fundos de investimento, que são um meio de você investir com menos dinheiro e com a ajuda de um profissional que vai fazer a gestão para buscar superar os principais índices e gerar lucro para os investidores. 🙂

  2. Boa noite como iniciar um investimento? Quando uma pessoa não sabe absolutamente nada como conseguir um site confiável para investir?

    1. Oi, Elizete! Tudo bem? Aqui na Órama todos os clientes têm um assessor de investimentos gratuitamente pra ajudar na hora de montar uma carteira, basta abrir a conta.

      Primeiro você acessa o nosso site (www.orama.com.br) e clica em “Abra sua conta”. É tudo 100% online e a gente não cobra taxa de abertura e manutenção de conta. Quando estiver tudo certinho, a gente te ajuda por lá a começar a investir e fazer sua primeira aplicação.

      O lugar confiável para realizar seu investimento precisa estar autorizado junto aos órgãos financeiros do país. A Órama é uma instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, com autorizações específicas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pra exercer todas as atividades que exercemos, então pode ficar tranquila.

      Além disso, ganhamos o prêmio Reclame Aqui, buscando sempre ajudar a resolver qualquer dificuldade que nossos clientes encontrem. Você sempre pode conferir a reputação da corretora por lá, e contar com nosso atendimento pra te ajudar 😉

    1. Oi, Glogean! Como vai? A cotação do bitcoin varia todos os dias, ao longo do dia. Atualmente 1 bitcoin equivale a centenas de milhares de reais brasileiros. Mas é muito comum comprar frações bem menores da moeda, de até oito casas decimais. Ou seja, você pode comprar 0,00000001 de um bitcoin e o preço vai acompanhar essa fração.

  3. OK! Boa Noite! Compra-se bitcoin com reais, que tipo de documento ou certificado terei para saber que possuo frações de biticoin? aparece no extrato bitcoin? e como poderei vender ou comprar alguma coisa com biticoin na internet ou qualquer outra operação de pagamento ou troca? e caso eu precise trocar de operadora, seria possível transferir os bitcoins para outra operadora sem ter que fazer o precesso de transformar em moeda fisica e depois em virtual de novo?
    estou considerando investir neste mercado de criptomoedas e sou muito pouco conservador.

  4. Recebi telefonema de um agente oferecendo aplicações no Bitcoin (eu já havia mostrado interesse) e depois de muita conversa e explicações falei minha idade e que sentia dificuldade em transações financeiras então ele falou que eu teria acompanhamento de um agente .
    Perguntei qual o valor mínimo que eu teria que depositar então ele falou que em dólares seria tanto, que passando para o real seria de $ 1.363,… Então falei que teria que esse pagamento ser feito através de boleto bancário, então eles enviaram o boleto para pagamento.
    Será que isso tem fundamento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *