Prevent Senior na CPI da Covid e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 27/9 a 1/10*

DESTAQUES

A CPI da Covid, com o foco na operadora Prevent Senior e no depoimento do empresário bolsonarista Luciano Hang, foi um dos destaques da semana. A volatilidade dos mercados, no Brasil e no mundo, também repercutiu no noticiário.

PREVENT SENIOR

Na CPI, a advogada Bruna Morato afirmou que a Prevent Senior tinha um esquema com o governo para respaldar o uso da cloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada. Bruna representa 12 médicos que denunciaram práticas irregulares e criminosas com pacientes, como o uso do chamado “kit covid” e a redução de oxigênio, além da ocultação das mortes pelo novo coronavírus. A empresa nega as acusações.

LUCIANO HANG

Em seu depoimento, Luciano Hang confirmou que sua mãe, cliente da Prevent Senior, tomou o kit covid e morreu de Covid-19, embora a causa não tenha sido registrada na certidão de óbito. Hang atribuiu a falta do registro a um erro. E negou ter financiado fake news.

VACINAÇÃO

Com o avanço da vacinação, setembro foi o mês com o menor número de mortes por Covid-19 em 2021, cerca de 16,2 mil.

O Ministério da Saúde divulgou que a dose de reforço da vacina contra Covid-19 será aplicada agora em pessoas acima de 60 anos.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

E o governo estuda prorrogar o auxílio emergencial até abril de 2022.

BOLSONARO

Em evento referente a 1.000 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “nada está tão ruim que não possa piorar”. Em outro momento, afirmou que é um “zero à esquerda” para controlar a inflação.

BC

O Banco Central revisou sua projeção inflacionária para 8,5% este ano e reforçou a direção de elevar a taxa básica de juros, Selic, em 1 ponto percentual na próxima reunião do Copom.

DESEMPREGO

E o IBGE divulgou a taxa de desemprego do país no trimestre encerrado em julho: 13,7%.

PETRÓLEO

Lá fora, destaque para a alta na cotação do petróleo, em meio ao receio de crise no fornecimento energético.

PIB EUA

Nos EUA, o PIB cresceu 6,7% (taxa anualizada) no 2º trimestre. O aperto da política monetária pelo Fed já nos próximos meses também segue no radar.

MERKEL

Na Alemanha, as eleições marcam o fim da Era Merkel. Um novo governo será formado a partir dos resultados das urnas.

BOLSA

No Brasil, no pregão desta quinta-feira, o Ibovespa encerrou em queda de 0,11%, com  110.979 pontos. O dólar subiu 0,29%, cotado a R$ 5,446 na venda.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.*

Dados atualizados até as 9h30 do dia 1/10

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *