A vacinação no Brasil e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 11 a 15 de outubro* 

COVID-19

Embora tenha ultrapassado os 600 mil mortos pela Covid-19, o Brasil registra a menor taxa de transmissão da doença, de acordo com o Imperial College de Londres. O indicador está em 0,6. Isso significa redução de contágio pois, de cada dez pessoas contaminadas, o vírus é transmitido para seis. 

BOLSONARO x VACINA

Outra boa notícia é que já são mais de 100 milhões de pessoas totalmente imunizadas. O presidente Jair Bolsonaro não é uma delas. Ele afirmou que não vai tomar qualquer vacina contra Covid-19.

STF

No Distrito Federal, a indicação do ex-advogado-geral da União André Mendonça ao STF segue gerando atritos. Indicado por Bolsonaro, o nome de Mendonça não avança na CCJ do Senado, pois Davi Alcolumbre, que preside a CCJ, estaria segurando a sabatina para 2023.

CIRO x DILMA

Na política, em ritmo eleitoral, a polêmica da semana se deu entre Ciro Gomes e Dilma Rousseff. O ex-ministro disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “conspirou” pelo impeachment da ex-presidente. Pelo Twitter, Dilma acusou Ciro de mentir e de buscar reagir a sua “baixa aprovação popular”. Ciro replicou, dizendo que nunca mentiu mas que já errou, como quando lutou contra o impeachment de Dilma.

LULA

Lula, por sua vez, disse que Ciro foi “banal” e “grosseiro”, e também houve trocas de farpas entre os dois.

ECONOMIA

Na Economia, o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), espécie de prévia do PIB, recuou 0,15% em agosto.

E o FMI reduziu a previsão para o PIB do Brasil, de 5,3% para 5,2% este ano, e de 1,9% para 1,5% em 2022. 

PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS

Por causa do preço da gasolina, Bolsonaro disse que tem “vontade de privatizar a Petrobras”.

EUA

Nos Estados Unidos, destaque para a preocupação inflacionária. O CPI, índice de preços o consumidor, ficou em 0,4% na comparação com agosto, levemente acima do esperado.

BOLSA

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em queda de 0,24% aos 113.185 pontos. O dólar avançou 0,13%, cotado a R$ 5,516.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal. * Dados atualizados até as 9h30 de 15/10

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *