MP do Auxílio Brasil é aprovada na Câmara e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 22 a 26 de novembro*

DESTAQUES

A alta da inflação segue como destaque no noticiário econômico. Esta semana foi divulgado o IPCA-15, a prévia da inflação oficial, que avançou 1,17% em novembro. Em 12 meses, a inflação pelo indicador acumula 10,73%. 

NOVO BOLSA FAMÍLIA

A Câmara dos Deputados aprovou a MP que cria o programa Auxílio Brasil, em substituição ao Bolsa Família. O projeto foi encaminhado para o Senado, e a expectativa é que seja aprovado no início de dezembro. A origem dos recursos orçamentários para financiar o Auxílio Brasil de R$ 400 vem causando divergências no âmbito da discussão do teto dos gastos. 

PEC DOS PRECATÓRIOS

A PEC dos Precatórios também permanece no radar como uma preocupação no cenário das despesas governamentais.

BRASÍLIA

Ainda sobre Orçamento, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, não querem revelar os nomes dos congressistas beneficiados pelas emendas do relator, conforme determinou o STF. Eles pedem que a obrigatoriedade de dar transparência ao orçamento secreto, como é chamada essa prática, não vigore retroativamente, mas apenas para os próximos anos.

2022

Entre os movimentos em direção às eleições de 2022, devem ser concluídos nos próximos dias: a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL; as prévias do PSDB; e o anúncio da senadora Simone Tebet como candidata pelo MDB. 

COVID-19

Na África do Sul, preocupa a descoberta de uma variante do sars-cov-2. Ainda não se sabe se as vacinas contra a Covid-19 dão conta dessa mutação. Em vários países da Europa, que enfrenta agora uma nova onda da doença, medidas restritivas vêm sendo adotadas. 

BOLSA

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 1,24%, aos 105.811 pontos. Não houve pregão nos Estados Unidos, devido ao Dia de Ação de Graças. O dólar encerrou em queda de 0,53%, cotado a R$ 5,565.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até às 9h do dia 26/11.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *