A variante Ômicron e os destaques da semana

Compartilhe o post:

A variante ômicron do coronavírus foi o destaque da semana no noticiário global. 

ÔMICRON

Identificada por especialistas da África do Sul, parece ser mais transmissível e menos letal. De acordo com a OMS, a cepa é “de risco elevado”, e os governos devem reforçar vacinação e uso de máscaras. Vários países intensificaram ações de isolamento, como o fechamento das fronteiras e a suspensão de voos do exterior. 

A VARIANTE NO BRASIL

No Brasil, já foram confirmados casos da nova variante, e alguns estados estão revendo certas flexibilizações, voltando a adotar medidas mais restritivas.

CPI DA COVID

Com base na CPI da Covid, a Procuradoria-Geral da República abriu investigações que incluem o nome do presidente Jair Bolsonaro, além de ministros e congressistas.

PIB

Na Economia, a divulgação do PIB pelo IBGE ganhou espaço nas manchetes. Em linha com as expectativas, o PIB do terceiro trimestre registrou queda de 0,1% em comparação com o trimestre anterior, que já havia tido um recuo de 0,4%. O Brasil, dessa forma, entrou na chamada recessão técnica, quando a economia tem resultados negativos por dois períodos seguidos. 

PEC DOS PRECATÓRIOS

No Congresso, destaque para aprovação da PEC dos Precatórios no Senado, o que contribuiu para a alta do Ibovespa. O entendimento foi de que, se a PEC não fosse aprovada, haveria medidas ainda menos ortodoxas nas contas públicas, com o intuito de conseguir recursos para o Auxílio Brasil. O texto volta agora para a Câmara dos Deputados.

NOVO BOLSA FAMÍLIA

O Senado também aprovou a MP que institui o Auxílio Brasil.

ECONOMIA EUA

Nos EUA, o Fed (banco central americano) apertou o tom acerca da retirada dos estímulos econômicos. 

ELEIÇÕES 2022

Por aqui, nas movimentações em direção às urnas, os principais movimentos de cunho eleitoral foram a filiação do presidente Bolsonaro ao PL e a vitória do governador paulista, João Doria, nas prévias do PSDB. 

STF

E, no Senado, o ex-advogado-geral da União André Mendonça foi sabatinado e teve sua polêmica indicação aprovada para uma vaga no STF. Mendonça, que defendeu o Estado laico, afirmou que sua aprovação ao cargo representa “um passo para um homem, mas um salto para os evangélicos”. 

BOLSA

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa registrou alta de 3,66%, aos 104.466 pontos. Além da PEC dos Precatórios, as commodities ajudaram. O dólar, por sua vez, recuou 0,21%, para R$ 5,658.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

* Dados atualizados até as 9h de 3/12.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *