O que é Inflação?

| | |
Compartilhe o post:

Você sabe qual é o “grande vilão” por trás de aumentos nos preços da gasolina, carne, gás de cozinha e etc? Isso mesmo, a inflação. Vamos esclarecer agora para você os seguintes pontos:

  • O que é inflação?
  • Como a inflação é calculada?
  • Qual o impacto da inflação na sua vida?
  • Como se proteger da inflação?

Além da leitura, esse vídeo também vai ajudar muito a entender tudo. Dá o play!

O que é Inflação?

Para resumir em poucas palavras, ela é a redução do seu poder de compra. Vamos supor que você guarde R$100 para comprar um produto que quer muito daqui a seis meses. No final desse período, pode ser que o dinheiro não seja suficiente, ainda que continuem sendo R$100. Ou seja, quando os bens e produtos à sua volta ficam mais caros, o seu poder de compra diminui e podemos dizer que o dinheiro passou a valer menos.

Como a Inflação é calculada?

Aqui no Brasil, ela é calculada principalmente por meio do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo). Ele avalia uma série de produtos e serviços, separados em categorias como alimentação, transporte, vestuário, entre outras. Sendo assim, quando os custos destes itens aumentam, o IPCA sobe.

Como a Inflação impacta a sua vida?

Assim que você entra no supermercado para fazer suas compras e nota que o tomate, o arroz e outros produtos estão mais caros, você pode estar sofrendo um impacto da inflação. Além disso, objetivos e sonhos de longo prazo também são afetados. Quando finalmente conseguimos juntar o dinheiro para comprar um carro, uma casa ou fazer uma viagem, por exemplo, o preço disso tudo já aumentou.

Com isso, pode ser necessário adiar alguns objetivos. Mas calma, vamos te mostrar como você consegue manter o seu poder de compra, pra não ter dor de cabeça quando for às compras, logo abaixo.

Como se proteger da Inflação?

Para se proteger da perda de valor do dinheiro, é só investir uma parte do seu patrimônio em produtos atrelados ao IPCA. Ou seja, investimentos que vão render de acordo com a taxa medida por esse índice. Alguns exemplos são: Tesouro IPCA, Debêntures, CDB, LCI, LCA, CRI, CRA. E quer saber mais?

Aqui na Órama temos todos esses produtos à sua disposição. Não perca tempo, abra sua conta e comece já a investir.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *