A inflação e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 6 a 10 de dezembro*

DESTAQUES

Juros no Brasil a 9,25% ao ano, inflação no pico. Estes foram os destaques da semana no noticiário.

REUNIÃO DO COPOM

Conforme esperado, o Copom, do BC, elevou mais uma vez a Selic, agora em 1.5 ponto percentual, para 9,25% ao ano. A autoridade monetária sinalizou uma nova alta da mesma magnitude para a próxima reunião, em fevereiro de 2022.

INFLAÇÃO

A inflação medida pelo IPCA, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira, bateu recorde em novembro, acumulando em 12 meses 10,74%. No mês, o indicador ficou em 0,95%, com pressão dos combustíveis.

PEC DOS PRECATÓRIOS

A fatia da PEC dos Precatórios que possibilita elevar o valor do Auxílio Brasil para R$ 400 foi promulgada ontem no Congresso. Mas o movimento de fatiar a PEC está gerando polêmica, com críticas ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por não ter cumprido os acordos que resultaram na aprovação da PEC. A PEC dos Precatórios parcela o pagamento de dívidas da União transitadas em julgado, abrindo espaço para a fonte de recursos do Auxílio Brasil.

ORÇAMENTO SECRETO

A ministra do Supremo Rosa Weber autorizou a liberação das chamadas emendas do relator, o “orçamento secreto” – revertendo a medida que ela mesma havia suspendido, pois não havia transparência no processo. A decisão se deu após o Congresso aprovar novas regras, a partir de agora. Mas, na Comissão Mista de Orçamento foi aprovado para o ano que vem o mesmo modelo de emendas do relator.

FOLHA DE PAGAMENTOS  

No Senado, foi aprovada a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos. A medida, que beneficia os 17 setores mais empregadores do país, foi estendida até 2023.

ATAQUE HACKER

Em relação a Covid-19, a má notícia vem de um ataque hacker ao site do Ministério da Saúde e ao portal ConecteSUS. Os criminosos dizem que 50 TB de dados foram copiados e excluídos.

PASSAPORTE DE VACINAÇÃO

A divergência entre o governo federal e a Anvisa sobre o passaporte de vacinação também marcou a semana. A Anvisa recomenda a exigência do comprovante de vacinação para estrangeiros entrarem no Brasil, mas o governo federal é contra a medida. São Paulo pretende adotar o passaporte no estado, decisão  que vem gerando atritos com o Executivo federal.

ÔMICRON

A nova variante ômicron, mais transmissível, continua no radar. Laboratórios como Pfizer e BioNTech divulgaram que três doses de sua vacina neutralizam a ômicron. E esperam desenvolver nos próximos meses uma vacina específica contra a nova cepa.

MEIO-AMBIENTE

Na esfera ambiental, causou reação a autorização concedida pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, permitindo o garimpo de ouro em áreas da Amazônia, especificamente a Cabeça do Cachorro. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara pediu explicações, e o Ministério Público Federal abriu uma investigação.

EUA

Nos EUA, os novos pedidos semanais de seguro-desemprego ficaram em 184 mil, de acordo com o Departamento do Trabalho. É o menor número desde 1969.

CHINA 

Nas bolsas, a chinesa Evergrande voltou a gerar preocupações em relação a um possível calote.

EUROPA 

Na Europa, destaque para a passagem de bastão na Alemanha, onde Angela Merkel passou o cargo de chanceler ao social-democrata Olaf Scholz.

CÚPULA PELAS DEMOCRACIAS

E teve início a Cúpula pelas Democracias, evento virtual organizado pelo presidente americano, Joe Biden. 

BIDEN X PUTIN

Também virtualmente, em uma reunião, Biden afirmou ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que os EUA adotarão “fortes medidas econômicas” se a Ucrânia for invadida. E Putin criticou o avanço da Otan em direção às fronteiras russas, por meio da Ucrânia. 

BOLSA

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em baixa de 1,67%, aos 106.291 pontos. O dólar subiu 0,70%, cotado a R$ 5,572.   

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até as 9h do dia 10/12

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *