Aumento nas taxas de juros no mundo e os destaques da semana

Panorama Semanal de 13 a 17 de dezembro*

DESTAQUES

Sinalizações de altas dos juros no mundo e novas polêmicas sobre vacinação contra Covid-19 no Brasil. Estes são os destaques da semana no noticiário.

TAXAS DE JUROS

Nos Estados Unidos, o Fed (banco central americano) acelerou a retirada dos estímulos econômicos e indicou que fará três altas de juros em 2022. Já o BC da Inglaterra subiu a taxa de juros em 0,15 ponto percentual. E o BC europeu também reduziu seus estímulos.

CORONAVÍRUS E VACINAÇÃO

Enquanto a variante ômicron se espalha de forma veloz pelo mundo, de acordo com a OMS, a discussão no Brasil gira em torno do passaporte de vacinação e da imunização infantil.

Após recurso da AGU contra o comprovante de vacinação, o Supremo Tribunal Federal manteve a exigência para estrangeiros que entrem no país.

A Anvisa liberou a vacinação infantil, mas o presidente da República, Jair Bolsonaro, é contra a decisão. Em sua live semanal, afirmou que pretende divulgar o nome dos técnicos da Anvisa responsáveis pela medida.

PEC DOS PRECATÓRIOS

O Congresso finalmente concluiu a promulgação da PEC dos Precatórios, que viabiliza recursos para o Auxílio Brasil. 

OPERAÇÃO CONTRA CIRO GOMES

A PF fez uma operação polêmica esta semana, cumprindo mandados de busca e apreensão contra Ciro Gomes, e seus irmãos, Cid e Lúcio Gomes. O caso envolve suspeita de recebimento de propina para beneficiar uma empreiteira na ocasião da construção da Arena Castelão, no Ceará. Para Ciro, a operação da PF é uma ação política contra os opositores do presidente. 

MUDANÇAS POLÍTICAS E NO GOVERNO

Após 33 anos no PSDB, Geraldo Alckmin se desfiliou do partido. Seu nome é um dos que estão no jogo eleitoral de 2022, para compor chapas de oposição.

O senador Fernando Bezerra, derrotado na disputa por uma vaga no TCU, renunciou ao cargo de líder do governo no Senado. Antonio Anastasia ficou com a vaga no TCU.

No STF, tomou posse o ministro André Mendonça. 

BOLSA

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,83%, aos 108.326 pontos, com destaque para alta das commodities, como minério de ferro e petróleo. O dólar comercial fechou em queda de 0,51%, cotado a R$ 5,679.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

* Dados atualizados até as 9h do dia 17/12.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.