Impactos econômicos do conflito RússiaxUcrânia e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Semana extremamente tensa, por causa do conflito entre Rússia e Ucrânia. No domingo, o presidente Vladimir Putin solicitou ao seu staff de defesa que colocassem as forças nucleares do país em “regime especial de alerta”. Na avaliação do presidente, as sanções impostas pelos países ocidentais, dentre elas excluir os bancos russos do sistema de pagamentos internacional SWIFT, são ilegítimas. Os americanos advogam que a Rússia jamais esteve sob ameaça da Otan e criticou a medida afirmando que “colocar armas nucleares em alerta mostra que o líder russo está escalando o conflito de maneira inaceitável”.

NEGOCIAÇÕES EM BELARUS

Na segunda-feira, os dois lados sentaram-se à mesa de negociações, em Belarus, para tentar uma solução diplomática. A reunião foi infrutífera, assim como a de quinta-feira que, pelo menos, avançou na questão de permitir corredores humanitários. 

ASSEMBLEIA-GERAL DA ONU CONDENA INVASÃO

Uma Assembleia-Geral da ONU se reuniu para condenar Moscou, com a participação de 193 membros. Houve, inclusive, um boicote a um discurso do chanceler russo. A resolução que condena a invasão, foi aprovada com 141 votos favoráveis, 5 contra e 35 abstenções. O Brasil votou contra a invasão e até a Suíça, que tradicionalmente é neutra, se manifestou contrariamente.

IMPACTOS NA ECONOMIA RUSSA

Com a escalada de sanções econômicas contra a Rússia afetando o Rublo, o BC do país subiu a taxa de juro para 20% a.a., na tentativa de conter a sangria. Com receio de restrições ainda mais severas, milhares de russos fizeram fila para sacar dinheiro, mas não havia moeda estrangeira, nem mesmo a local, em quantidade. Analistas comentam que a recente forte alta das criptomoedas, como bitcoin, pode estar associada a essa situação russa e desempenhar o papel de porto-seguro nesse momento. Na verdade, a decisão ocidental de coibir o acesso às reservas internacionais é forte e pode ter surpreendido o governo do Kremlin.

O lado econômico realmente tem sido uma pedra no sapato de Putin. Além dos bancos, empresas como BP, Equinor, Daimler, Renault, Shell, Nike, Boeing e Google, dentre outras, estão interrompendo relações com o país. O comércio de petróleo, uma das principais atividades russas, tem sido fortemente afetado, com o preço do frete no Mar Negro quintuplicando.

QUEDA NAS AÇÕES

Com as pesadas sanções, algumas importantes empresas Rússia, como a Gazprom, de petróleo, e o banco Sberbank, viram suas ações colapsarem, cotadas a centavos (penny stocks) na bolsa de Londres. As agências de rating também agiram rapidamente, revisando ou rebaixando a notas de ambos os países. A bolsa de Moscou permanece fechada, só devendo reabrir na semana que vem.

AVANÇO MILITAR NA UCRÂNIA

Enquanto isso, no front militar, os russos avançam sobre cidades importantes, como Kharkiv e Kherson. A Ucrânia entrou oficialmente com representação contra os russos no Tribunal Internacional de Haia, exigindo que sejam punidos, pedindo que cessem as hostilidades contra o país. A Rússia iniciou uma ofensiva ainda tímida contra Kiev, mas as fotos de satélite mostram que há um quilométrico comboio às portas da capital. E, numa das piores investidas, tropas russas bombardearam na madrugada da sexta-feira, a usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, a maior da Europa, responsável por cerca de 25% da geração de energia do país, que começou a pegar fogo. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, alertou que, caso haja uma explosão na usina, o impacto será dez vezes maior que o de Chernobyl.

DISCURSO DE BIDEN

Nos EUA, no seu discurso Estado da União, o presidente Joe Biden rotulou Vladmir Putin de ditador e destacou que uma de suas prioridades é manter sob controle o preço do petróleo, que ultrapassou a barreira dos U$ 100 o barril, alcançando U$ 115, maior valor desde 2008. O ouro também se destacou, com cotação caminhando para U$ 1.950 a onça.

ECONOMIA NO BRASIL

Por aqui, semana estreita por causa do Carnaval. Mercados, na reabertura da quarta-feira de cinza, com volatilidade em ações e taxa de câmbio, sobrando também para as taxas de juros.

A principal notícia foi a divulgação, pelo IBGE, do PIB consolidado de 2021, que apresentou alta de 4,6%. No 4º trimestre, a alta foi de 0,5%.

O ministro Paulo Guedes anunciou pretender dar isonomia tributária, de IR, aos investidores estrangeiros que investem em títulos privados.

LIVE DE BOLSONARO

Em sua live de quinta-feira, o presidente Bolsonaro sugeriu que a Petrobras reduza seus lucros, ajudando a segurar seus preços. Além disso, o presidente defendeu que é preciso reduzir a bandeira de crise hídrica, afirmando que em abril ela deixará de existir e que vai continuar reduzindo impostos.

POLÍTICA

Na política, inicia-se a janela partidária, que possibilita a troca, de deputados federais e estaduais mudarem de partido, sem risco de perda de mandato. O prazo vai até 1º de abril.

BOLSA E DÓLAR

Na quinta-feira, o Ibovespa fechou estável, aos 115.166 pontos, e o dólar comercial PTAX foi cotado a R$ 5,047, em queda de 1,6%.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *