Como investir em opções?

| |
Compartilhe o post:

Se você quer saber como começar a investir no mercado de opções, mas quer fazer isso com segurança e ainda não domina o assunto, esse post é pra você. Você vai entender:

  • O que são opções;
  • Como investir nesse mercado;
  • Vantagens e desvantagens;
  • A diferença entre ações e opções;
  • Por que investir em opções.

Se preferir, este conteúdo também está disponível em vídeo:

O que são opções?

Opções são o direito de comprar ou vender um ativo no futuro com o preço pré determinado. A gente chama isto de derivativo e pode ser de uma ação, moeda, taxa de juros ou até o índice Ibovespa.  Quando vencer o prazo da opção, você vai ter o direito de comprar ou vender pelo valor que tava combinado. Pra ter este direito você paga um prêmio, que é um percentual deste derivativo.

Como investir no mercado de opções?

O mercado de opções pode ser muito rentável, porque você pode, por exemplo, ter uma opção de compra de uma ação daqui a 6 meses por 20 reais e no dia do vencimento da opção ela pode estar valendo 30 reais. Ou seja, você garante a compra por 20 e pode vender por 30 no mesmo dia. Mas isso traz a próxima pergunta:

Quais as vantagens e desvantagens do mercado de opções?

Você pode ter um lucro altíssimo no mercado de opções, podendo garantir uma exposição a um ativo que custa, por exemplo, 100 reais pagando menos de 10% do valor pelo prêmio, que é o valor que você paga para ter este direito. E, caso a opção não esteja valendo a pena no dia do vencimento, basta não exercer o seu direito, ou seja, não usar a opção. Neste caso, você perde o valor pago pelo prêmio. Mas atenção, este é um mercado de grande volatilidade, então ele é recomendado pra investidores arrojados.

Qual a diferença entre ações e opções?

Ações são pedaços de uma empresa, que são sua propriedade. Opções são o direito de comprar ou vender determinada ação com prazo e valor pré determinado.

Por que investir em opções?

Opções são muito usadas para alavancar os ganhos, mas servem também para quem quer proteger um ativo. Por exemplo, você tem ações que quer realizar daqui a 6 meses para dar entrada em um apartamento, mas tem medo de a ação cair muito. O que você faz: compra uma opção de venda com preço pré-determinado. Se a ação desabar, você exerce o direito de vender por aquele preço e garante o valor que precisava para o imóvel. É isso que a gente chama de hedge.

Agora, se a ação subir você não exerce a opção, perde o prêmio, mas vende suas ações pelo preço de mercado e também garante o dinheiro da casa nova. Como você viu antes, é a versatilidade que faz o mercado de opções muito atrativo, porque serve tanto pra alavancar como pra proteção. Mas você precisa de uma boa assessoria e a Mesa de Operações da Órama pode te ajudar com isso. O número tá aqui, ó, na tela.

Quer investir com segurança? Abra sua conta e lembre: a melhor opção é falar com o pessoal da Órama, e a assessoria é de graça para todos os clientes.

Ah, e se quiser entender com detalhes o mercado de opções, assista a esse vídeo na Órama TV que explica tudo.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *