Você sabe o que são debêntures?

| | |
Compartilhe o post:

Quer entender o que são as debêntures? A gente descomplica pra você! Nesse texto você também vai entender os tipos que existem e como fazer para investir.

O que são debêntures?

Quando uma empresa precisa captar recursos para fazer algum investimento ou projeto, por exemplo, ela faz isso emitindo debêntures. Na prática, elas são um empréstimo que esta empresa pega com terceiros, como você, e em troca paga juros por isto.

É um investimento de renda fixa, em que os juros são baseados em uma taxa que é combinada no momento em que você vai fazer a aplicação.

Que tipos existem e quanto rende?

Existem três tipos de remuneração para debêntures: prefixadas, pós-fixadas e híbridas.

Nas prefixadas, você sabe exatamente quanto vai receber na data do vencimento. São aquelas que aparecem com uma taxa em porcentagem, como por exemplo, “10% ao ano”.

Já nas pós-fixadas, o que já está definido no momento do investimento é por qual índice a debênture vai ser corrigida: CDI ou IPCA, por exemplo. Nesse caso, um exemplo de como a taxa pode ser é “100% do CDI”.

E nas híbridas, você conta com as duas características juntas : pre e pós-fixadas, buscando uma rentabilidade maior que inflação. Por exemplo, “IPCA + 2%”.

Características e taxas

Rende mais que a poupança;

Pode se transformar em ações da empresa emissora;

Você pode investir a partir de R$ 1 mil.

Você não paga taxas para investir em títulos de renda fixa aqui na Órama.

A única taxa é o imposto de renda, que incide sobre os rendimentos das debêntures simples de acordo com o período em que você deixa o dinheiro investido:

  • até 6 meses: 22,5%
  • de 6 meses a 1 ano: 20%
  • de 1 a 2 anos: 17,5%
  • acima de 2 anos: 15%

Existe também um grrupo de debêntures que são isentas de imposto de renda, porque a empresa direciona os recursos para investimentos em infraestrutura. Elas são as debêntures isentas ou de infraestrutura.

Pra investir é só abrir sua conta e aproveitar nossa assessoria gratuita.

Ficou alguma dúvida? Comenta aqui que a gente te ajuda.

Bons investimentos!

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.