ESG: o que é e por que investir nesse tipo de fundo

| | |
Compartilhe o post:

Se você está se perguntando o que é ESG e se esse tipo de investimento vale a pena, este post é para você.

O que é ESG?

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, ou Meio Ambiente, Social e Governança em português. Diferente de outras siglas do mercado, essa não é um produto, mas uma estratégia, um compromisso das empresas. Isso quer dizer que quando a empresa adota os critérios ESG, ela se compromete a cuidar da governança interna, da comunidade em que atua e do impacto que ela causa no meio ambiente. Se quiser entender mais, é só dar o play no vídeo:

Os critérios ESG trazem muitas vantagens para empresas que se preocupam em como suas escolhas influenciam no mundo.

Como funciona o fundo ESG?


Os fundos ESG funcionam de um jeito bem parecido com outros fundos de ações, só que selecionam e investem somente nessas empresas com atuação socialmente responsável. Os recursos são direcionados por um gestor profissional, e existem riscos como em qualquer investimento. Mas com os critérios ESG as empresas podem evitar problemas que gerem desequilíbrio e crescer de um jeito mais saudável.

Quais as vantagens de investir?

São fundos que pensam não só na rentabilidade, mas também na responsabilidade que vem junto com o investimento. O risco existe,mas pode ser menor, já que as empresas têm menor possibilidade de penalidades que prejudiquem o negócio, e uma governança de qualidade que passa mais segurança ao investidor. Outra vantagem é que a área de foco desses fundos vem crescendo e recebendo atenção frequente. Essas empresas podem ganhar mais destaque no mercado e apresentar crescimento maior.

Como saber se as empresas e fundos são ESG?

Aqui na Órama todos os fundos ESG estão sinalizados com um selo especial, assim você sabe que pode confiar que ele atende aos critérios sociais, ambientais e de governança.

Além disso, você pode acompanhar também o ranking da B3, a bolsa de valores brasileira, que divulga as empresas comprometidas com essas ações.

E aí, tudo certo para fazer investimentos que fazem a diferença? Se ainda tiver alguma dúvida sobre ESG é só comentar aqui em baixo que a gente te responde.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *