ETF: o que é, tipos, vantagens e como investir

| |
Compartilhe o post:

Você provavelmente já conhece os fundos de investimento, certo? E os ETFs, sabia que eles são um tipo diferente de fundo? Neste post vamos falar sobre esse investimento que vem crescendo e que tem se tornado o queridinho de muita gente que investe. Você vai entender: o que é ETF, quais os tipos que existem, as vantagens e como fazer para investir.

Se preferir, este conteúdo também está disponível em vídeo:

O que é um ETF?

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Fund e nada mais é que um fundo de investimento negociado em bolsa, que pode seguir vários índices específicos. Como exemplo, podemos citar o Ibovespa, que reúne os papéis mais negociados da nossa bolsa e até os BDR’s que possibilitam comprar, indiretamente, cotas de um ETF negociado nas bolsas internacionais.

Quais são os tipos de ETFs?

Como você deve ter notado, existe uma quantidade muito grande de ETFs. E esse tipo de aplicação caminha tanto no campo da renda fixa, com títulos públicos e privados, por exemplo, quanto na renda variável, com investimentos em ações, commodities e moedas.

Quais são as vantagens de investir em ETF?

A primeira vantagem é a diversificação, já que o seu dinheiro é aplicado em diversos ativos, aumentando as possibilidades de ganhos. Além disso, esses lucros podem ser reaplicados para você aumentar ainda mais o seu patrimônio.

A segunda é que você não precisa se preocupar com que decisões de investimento tomar para essa carteira, porque um gestor profissional vai administrar e cuidar de tudo.

E uma terceira, ainda, é que com os BDRs de ETFs, você pode investir no mercado internacional.

Vale a pena investir em ETFs?

Se, de acordo com as vantagens acima, os ETFs estão de acordo com os seus objetivos e sua carteira, então eles valem muito a pena. Principalmente se você quer ter comodidade e a possibilidade de bons retornos financeiros. Mas se ainda não tiver certeza e quiser saber mais com detalhes sobre esse tipo de investimento, é só entrar no site etf.com.vc que tem tudo explicado para você tirar todas as suas dúvidas.

Como investir em ETF?

Para poder investir em ETFs você só precisa ter conta em uma corretora de investimentos e habilitar o home broker. Aí já vai poder comprar e vender esse tipo de ativo, da mesma maneira que se faz com ações listadas na B3.

Na Órama, para investir em ETF é só baixar o app ou abrir sua conta, de graça. Além de todas as opções de investimentos, você ainda conta com assessoria gratuita.

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui que a gente te ajuda.

Compartilhe o post:

Posts Similares

3 Comentários

    1. Oi, Edmara! Tudo bem? Você pode consultar todos os ETFs listados na nossa bolsa no site da própria B3, aqui: https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/etf/renda-variavel/etfs-listados/
      Mas como o ETF é um investimento em renda variável, antes de decidir em qual investir é importante avaliar fatores como o momento do mercado e o seu perfil de investimentos.
      Se você já tiver uma conta na Órama, pode pedir ajuda para o seu assessor ou assessora, ou entrar em contato com o atendimento pra que possam te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *