Tesouro Direto lança RendA+ para complementar aposentadoria

Compartilhe o post:

O Tesouro Direto, programa do Tesouro Nacional criado para possibilitar a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, lança o RendA+ com o objetivo de complementar a aposentadoria dos investidores.

O Tesouro Direto acaba de lançar o RendA+, produto com alguns diferenciais já observados nos outros títulos públicos: a praticidade das movimentações 100% digitais; a acessibilidade dos investimentos a partir de R$ 30 e a garantia do Tesouro Nacional.

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre essa novidade.

Como funciona o Tesouro Direto RendA+

Com o novo título, você pode escolher uma data de aposentadoria para, a partir dela, receber por 20 anos um salário complementar mensalmente corrigido pela inflação. 

A princípio, são oito possibilidades de vencimento disponíveis: 2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060, 2065. Até o ano escolhido, é possível acumular mais títulos e assim aumentar a renda mensal a ser recebida.

Taxa e tributação

A taxa de custódia do Tesouro RendA+ é zerada, com apenas duas exceções: caso o valor mensal obtido no futuro ultrapasse seis salários mínimos ou caso você opte pela venda antecipada. 

No primeiro cenário, a taxa é de 0,10% sobre o excedente. No entanto, no segundo, a taxa é decrescente: até 10 anos após a aplicação, é de 0,50%; entre 10 e 20 anos, de 0,20%; acima de 20 anos, 0,10%. 

Taxas de custódia para vendas antecipadas.

A tributação é feita conforme os demais investimentos de renda fixa: apenas sobre os rendimentos, de acordo com o prazo de resgate ou recebimento.

Liquidez

O RendA+ ainda tem liquidez diária. Você pode vender a qualquer momento, inclusive durante o período de recebimento da renda, pelo preço de mercado. A exceção são os 60 primeiros dias após a compra (prazo de carência), nos quais precisa manter o título.

Tesouro Direto RendA+ e previdência

O objetivo do Tesouro RendA+ é ser um complemento à aposentadoria, mostrando-se muito interessante para pessoas que já contam com a previdência pública ou privada. O valor da renda mensal recebida no futuro pode variar muito e vai depender da quantidade que você aplicar no presente.

Afinal, como já falado, tem muitos pontos fortes. Permite que você invista com alguns cliques, comece com cerca de R$ 30 e conte com a máxima segurança garantida pelo governo, além de ser indexado ao IPCA — acompanhando assim a inflação.

A Órama é uma das primeiras corretoras prontas para oferecer a você o Tesouro RendA+ com cadastro simplificado,o Cad&Pag.

Saiba mais e aproveite.

Compartilhe o post:

Posts Similares

2 Comentários

  1. Gostaria de saber, como é feita a aplicação , é mensal? Ou uma aplicação só, é qual o valor devo aplicar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *