Fundos Imobiliários de CRIs: o que são e como investir

| |
Compartilhe o post:

A inflação vem aumentando no mundo todo e, claro, isso impacta o nosso dinheiro.  Aqui no Brasil, por exemplo, o Banco Central manteve a Selic em patamar alto para tentar controlar a inflação, até que o novo governo defina sua âncora fiscal.

Nesse contexto, você deve estar se perguntando como aplicar o seu dinheiro da maneira mais rentável e com o máximo de segurança possível, certo?  Por isso, hoje, vamos falar sobre um tipo de investimento que tem ganhado cada vez mais espaço entre os investidores: os Fundos Imobiliários (FIIs) de CRIs, ou Certificados de Recebíveis Imobiliários.

O que são os FIIs de CRIs?

São fundos imobiliários que têm a maior parte da carteira composta por Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

Uma incorporadora vai erguer um prédio e vender seus apartamentos por financiamento. Ela negocia as unidades e recebe parcelas mensais pelo tempo do financiamento.

Para antecipar este capital e ter dinheiro para realizar a obra, é emitido um CRI, ou seja um título de dívida, e assim a incorporadora recebe o dinheiro dos investidores na hora. Então, à medida em que for vendendo os apartamentos, ela vai “quitando o empréstimo” com os investidores, pagando juros a eles.

Estes juros podem ser indexados – ou seja: corrigidos – tanto pelo IPCA quanto pelo CDI. Neste contexto, os FIIs que investem no CRI recebem periodicamente esses pagamentos, que podem ser distribuídos aos seus cotistas. 

Por que investir em fundos imobiliários de CRIs?

Por serem formados por créditos de Renda Fixa, os FIIs de CRIs já são, por si só, um investimento que garante um pouco mais de previsibilidade do que as ações, por exemplo.

No contexto atual, de incertezas, os FIIs de CRIs podem ser ainda mais interessantes. A diversidade dos papéis que o FII têm aumenta as chances de ganhos e reduz as chances de perdas. Ou seja, aqueles baseados em CDI podem aproveitar a janela de Selic acima da inflação para garantir bons rendimentos, e os indexados ao IPCA garantem uma perspectiva de ganhos a longo prazo, além de protegerem o investidor em um cenário de retomada da inflação.

Além disso, os FIIs de CRIs têm boa liquidez, são isentos de imposto de renda para pessoas físicas e pagam rendimentos mensais, o que pode ser uma alternativa para quem planeja ter uma renda extra todo mês.

Em qual FII de CRIs investir?

Nossos especialistas em fundos imobiliários estão sempre monitorando o mercado e compartilhando informações valiosas sobre os melhores FIIs para investir. Acompanhe as análises pra não perder nenhuma oportunidade. Confira.

Se você quiser saber mais sobre como investir em Fundos Imobiliários, pode dar uma lida aqui. E se ficar alguma dúvida, deixe um comentário que responderemos com prazer!

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

  1. Tenho interesse nos fundos I
    Imobiliários, não conheço o mercado de investimento, vcs dão suporte?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *