Como comprar títulos públicos no mercado secundário

| | | | |
Compartilhe o post:

Neste post, você vai entender como e por que comprar títulos públicos no mercado secundário pela plataforma da Órama Investimentos.

O que é Tesouro Direto

Para começo de conversa, você já deve ter ouvido falar no Tesouro Direto, né? Trata-se do famoso programa do governo federal que tornou possível a pessoas físicas o investimento em títulos de dívida do Tesouro Nacional, de forma prática e acessível. É o investimento mais seguro do Brasil.

Mas você sabia que existe outra maneira de investir em títulos públicos federais, garantindo a mesma segurança e liquidez? É esse o assunto deste artigo.

O que é mercado secundário

Nem todo mundo está familiarizado com o mercado secundário. Mas ele nada mais é do que o ambiente onde os investidores negociam ativos financeiros entre si.

Ou seja, voltando aos títulos públicos, você tem a possibilidade de comprá-los sem ser diretamente do emissor — no caso, o Tesouro Nacional. 

Vantagens de comprar títulos públicos no mercado secundário

Mas por que você escolheria negociar títulos do Tesouro Nacional pelo mercado secundário e não pelo mercado primário? Porque essa forma de comercialização tem algumas vantagens.

Primeiro que a liquidez é altíssima. Do mesmo modo que no mercado primário, em que você pode resgatar seu investimento no Tesouro Direto a qualquer dia — com exceção do Tesouro Direto RendA+, que tem período de carência de 60 dias —, no mercado secundário, caso você opte pela venda em algum momento, conseguirá vender para outro investidor.

Outro ponto importantíssimo é a isenção da taxa de custódia de 0,20% cobrada pela B3. Isso mesmo, ela não incide sobre as comercializações de títulos no mercado secundário.

Ainda, vale destacar também a disponibilidade de títulos já indisponíveis pelo Tesouro Direto, com datas de vencimento das mais diversas, que podem chamar a atenção do investidor. Isso para não falar na chance de gerar ganho de capital caso você faça a venda antecipada.

Além disso tudo, outros dois diferenciais das aplicações em títulos públicos pelo mercado secundário são a possibilidade de aportes acima de R$ 1 milhão por mês e a oportunidade de pessoas jurídicas também fazerem aplicações.

Como comprar títulos públicos no mercado secundário

Por fim, para investir em títulos públicos — seja pelo mercado primário ou secundário — você precisa ter conta em uma corretora de investimentos. 

Vale lembrar que a Órama é uma das poucas que permitem a compra de títulos do Tesouro Nacional no mercado secundário direto pela plataforma. O processo é 100% digital, rápido e simples. Basta clicar em Invista Agora > Renda Fixa > Títulos Públicos > Comprar.

Ah, e claro: caso você deseje vender um título público no mercado secundário, é só entrar em contato com um dos nossos assessores de investimentos. Mas não se esqueça de que o valor da venda dependerá do quanto aquele título estará valendo no mercado no momento — a famosa marcação a mercado.

Aproveite e abra já sua conta na Órama sem precisar pagar qualquer taxa.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *