Entenda melhor o que é o Copom

ÓramaBlog - CopomCopom é um termo frequente nos jornais, sobretudo no caderno de economia. Entenda o que é e como funciona:

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi criado em 1996 para dar mais transparência e seriedade à condução da política monetária brasileira. O órgão tem autonomia de decisão para estabelecer as diretrizes de política monetária, definir a meta da taxa básica de juros, além de publicar o relatório de inflação.

Desde 2006 o Comitê se reúne oito vezes por ano, a cada 45 dias. As reuniões se dividem em dois dias, no primeiro dia (sempre uma terça-feira) são apresentados os dados sobre a conjuntura econômica do país, como: nível de atividade, indicadores de inflação, do mercado de câmbio, entre outros. No segundo dia (sempre uma quarta-feira), são apresentadas e votadas alternativas para a meta da taxa de juros e recomendações sobre política monetária.

A meta para a Selic estabelecida pelo Copom vigora até a próxima reunião do Comitê, quando será instituída uma nova meta ou mantida a meta da reunião anterior.

O relatório de inflação divulgado ao final de cada trimestre pelo Comitê analisa a conjuntura econômica do país e apresenta projeções para a taxa de inflação.

Escrito por

Consultora de investimentos da Órama autorizada pela CVM, CFP® e autora de diversos livros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s