Coronavírus: modelos quantitativos protegeram Fundos Long Short de queda

Compartilhe o post:

Gestor da NCH Capital esclarece estratégias dos Fundos de Ações que entregaram resultados positivos mesmo com baixas do mercado na pandemia.

O gestor da NCH Capital, James Gulbrandsen, conversou com a estrategista chefe da Órama, Sandra Blanco, sobre como os Fundos da gestora conseguiram resultados positivos em meio às baixas do mercado durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo Gulbrandsen, dos três Fundos da NCH Capital disponíveis na plataforma da Órama — NCH Maracanã FIA, NCH Maracanã Long Short Multimercado e NCH Maracanã Long Short Select FIA —, apenas o Maracanã FIA vem enfrentando meses não favoráveis. A companhia tem cerca de R$ 16 bilhões sob gestão.

O executivo explica que os modelos quantitativos baseados em fundamentos, utilizados por seu time, agregam dados que apontam quais países, setores e empresas estão em fase positiva e quais estão em um ciclo negativo. No final de 2019, antes mesmo das notícias sobre o coronavírus, os dados dos Estados Unidos começaram a mostrar um cenário semelhante ao pré-crise de 2008, em especial, com o índice de atividade industrial em queda.

“Começamos a aumentar caixa. Em janeiro, quando Ibovespa bateu 120 mil pontos e a volatilidade caiu para menos de 10%, algo inédito, tudo isso fez com que comprássemos muitas opções de venda. Começamos fevereiro com 0,3% do fundo investido em opção de venda, irrelevante em relação à exposição. Compramos tantos contratos que eles acabaram protegendo os fundos durante a crise”, esclarece.

O gestor lembra que, em meados de janeiro, as notícias sobre o novo coronavírus aumentaram na mídia. A experiência adquirida com a SARS em 2002 e 2003 motivou o time alocado no Rio de Janeiro a rodar modelos sobre infecções e pandemias e seus efeitos na economia, bem como as informações indicativas de que a disseminação do vírus já atingia níveis mais elevados, em questão de dias, na comparação com os oito meses mais graves da síndrome respiratória 17 anos atrás.

“Afora o ciclo de 2008, o que vemos agora só é comparável à Grande Depressão. Os modelos determinam exposição mínima em todos os Fundos. Se tivesse de dar uma análise quantitativa, é um cenário com mais de 50% de chance de que a Bolsa volte a 62 mil, até 65 mil pontos, com o apoio dos bancos centrais dos países”, indica.

De acordo com Gulbrandsen, os três Fundos citados disponíveis na Órama contam com a mesma exposição comprada. A principal diferença é que os Fundos Long Short podem ficar vendidos em Ações e ETFs, e tanto vendidos quanto comprados em posições no exterior.

A Órama vem apresentando uma programação especial de conteúdos sobre os impactos provocados pela pandemia de Covid-19 na economia e nos mercados. O nosso blog  disponibiliza um curso completo de educação financeira para os novos investidores, além de publicações diárias.

O perfil do Instagram é alimentado com lives diárias protagonizadas por convidados e especialistas da plataforma, que discutem o contexto atual e dão orientações aos espectadores. Todas as lives ficam disponíveis no IGTV do perfil.

Programação | Órama Investimentos

Lives no Instagram

Quarta-feira (06/05)

18h30 – Bate-papo com Gestor: Eduardo Carvalho, da Pacifico Gestão de Recursos, é o convidado de Sandra Blanco para uma conversa sobre a gestão e as oportunidades para Fundos Multimercado em períodos de crise.

Quinta-feira (07/05)

12h – Hora do Trader: Renata Lima, da equipe Gold Traders da Órama, recebe Rodrigo Garretti, trader e mentor da Apriori Invest.

18h30 – Bate-papo com Gestor: Sandra Blanco e Carlos Alberto Trindade, da Normandia Investimentos, falam sobre a importância da qualidade do negócio na seleção de Ações em um ambiente de incerteza.

Sexta-feira (08/05)

18h30 – Hugo Azevedo e Alexandre Espirito Santo, economista da Órama, apontam, com visão econômica, as oportunidades de investimento na Bolsa no cenário atual e relembram crises passadas.

Textos no blog

O Mercado Financeiro e o Coronavírus – Parte 4: nossa cientista política Lorena Laudares explica como a Renda Variável se comporta em um cenário tão singular.

Segunda a sexta-feira

10h – Panorama Diário: as principais notícias do Brasil e do mundo.

Podcasts no Spotify

Saúde Mental e Investimentos: quando é necessário procurar ajuda emocional? Entenda com o parceiro Celso Sant’ Ana, psicólogo financeiro.

Fonte: G.Lab

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *