Ibovespa atinge recorde histórico e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 31 de maio a 4 de junho*

DESTAQUES

Divulgação do PIB do primeiro trimestre, Copa América, CPI da Pandemia, manifestações, panelaço e o anúncio de doação, pelos EUA, de 6 milhões de doses de vacina contra covid-19 para a América Latina são alguns dos destaques da primeira semana de junho.

O PIB, divulgado pelo IBGE, surpreendeu. O indicador avançou 1,2% no primeiro trimestre deste ano e desencadeou uma certa euforia. A crise hídrica, no entanto, além de fatores políticos e estruturais do país, como as reformas, preocupam especialistas. 

VACINAÇÂO

A imunização lenta contra o coronavírus é um desses fatores, embora haja boas notícias no horizonte. O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou, por meio do consórcio da ONU, a doação imediata de 6 milhões de doses de vacina para a América Latina.

CORONAVAC

Também positiva é a aprovação, pela OMS, do uso emergencial da CoronaVac, vacina da chinesa SinoVac, que, no Brasil, é fabricada pelo Instituto Butantan. E a Fiocruz assinou um contrato com a AstraZeneca para produzir a matéria prima desse imunizante, que hoje é importado da China. 

CPI DA PANDEMIA

Na CPI da Pandemia, o destaque foi o depoimento da médica Nise Yamaguchi. Ela negou a elaboração de um decreto para incluir na bula da cloroquina a indicação para Covid-19. Também disse que não havia um “gabinete paralelo” de orientação ao presidente Jair Bolsonaro na gestão da pandemia. Nise, porém, mostrou uma troca de mensagens em que havia a minuta de um decreto sobre cloroquina e confirmou ter participado de reuniões de um “conselho independente”.

RESPOSTA DE BOLSONARO ÀS MANIFESTAÇÕES

Na quarta-feira, houve pronunciamento presidencial em cadeia nacional. Bolsonaro buscou fazer um balanço positivo de sua gestão na pandemia e da economia. Houve panelaço em várias cidades do país. O pronunciamento foi interpretado como uma espécie de resposta às manifestações contra o governo, que reuniram milhares de pessoas em mais de 200 cidades no sábado. Em Recife, a polícia usou de violência para dispersar os manifestantes. 

COPA AMÉRICA

Um dos temas do pronunciamento foi a realização da Copa América no Brasil, de 13 de junho a 30 de julho, após a Argentina ter desistido de sediar o evento por causa da pandemia. O ministro do STF Ricardo Lewandowski, relator de uma ação movida pelo PT, quer que o Executivo dê explicações.

PAZUELLO

Na esfera política, surpreendeu a decisão do Exército de arquivar o processo administrativo contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, por ter participado de ato pró-Bolsonaro.

IBOVESPA

No pregão de quarta-feira, dia 2, o Ibovespa avançou 1,04%, para o recorde de 129.601 pontos. A cotação do dólar fechou em R$ 5,083, com queda de 1,22%.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

* Dados atualizados até as 9h30 do dia 4/6

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *