A sobretaxa do aço e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 5 a 9 de março

Veio do presidente americano, Donald Trump, um dos destaques do noticiário desta semana. O presidente dos EUA assinou a criação da sobretaxa de 25% ao aço importado, em decisão que impacta fortemente as transações globais, podendo gerar uma guerra comercial. Países como o Brasil são diretamente afetados. México e Canadá, por ora, estariam isentos da tarifa.

A decisão mexeu com os mercados e ainda levantou discussões sobre possíveis mudanças na política de juros do Fed (banco central americano), a partir de uma expectativa de alta da inflação devido às sobretaxas, não só no aço, como também no alumínio.

Surpreendeu também o anúncio de um histórico encontro entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em maio.

No Brasil, o STJ negou habeas corpus preventivo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decidindo assim que ele pode ser preso depois de julgado em segunda instância. Lula foi condenado no TRF-4 a 12 anos de prisão, mas ainda tem recursos pendentes no próprio tribunal e no STF.

No caso que investiga irregularidades a partir do decreto dos portos, o ministro do STF Luís Roberto Barroso autorizou a quebra de sigilo bancário do presidente Michel Temer.

E, em nova fase da Operação Carne Fraca, foi preso o ex-presidente da BRF Pedro de Andrade Faria. As investigações envolvem suspeitas de fraudes em resultados de exames no processo industrial.

No âmbito econômico, destaque para inflação de fevereiro em 0,32%, índice mais baixo para o mês desde 2000.

Repercutiu ainda a divulgação do déficit do INSS em 2017. O déficit, de R$ 292,4 bilhões, é o maior da história, chegando a 4,4% do PIB. O valor é 13% maior que o de 2016.

Com as incertezas globais, o dólar subiu 0,52% no fechamento desta quinta-feira, cotado  R$ 3,261, maior patamar em um mês. Na Bolsa, o Ibovespa encerrou em queda de 0,58% a 84.984 pontos.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 9/3, às 10h.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *