Inflação sobe 0,54% em janeiro e os destaques da semana

Compartilhe o post:
Panorama Semanal de 7 a 11 de fevereiro*.

Inflação e juros foram os destaques do noticiário econômico semanal. 

INFLAÇÃO

No Brasil, a inflação medida pelo IPCA subiu 0,54% em janeiro, acumulando 10,3% no período de 12 meses. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, os alimentos foram os vilões da alta nos preços.

TAXA DE JUROS

Também divulgada esta semana, a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reforça que o órgão avalia a redução do ritmo de alta da taxa básica de juros, a Selic – que está em 10,75% ao ano. Ao mesmo tempo, considera que o ciclo de aperto monetário se estenda por mais tempo.

INFLAÇÃO NOS EUA

Nos EUA, a inflação registrou a maior alta anual desde 1982 (7,5% em comparação a janeiro de 2021). Em relação a dezembro de 2021, o índice de preços ao consumidor de janeiro avançou 0,6%.

A fim de conter a inflação, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), de St. Louis, James Bullard, defendeu uma ação mais dura na elevação dos juros. Assim, com o Fed se mostrando mais agressivo no aperto monetário, a expectativa dos agentes vem influenciando o mercado dos títulos do Tesouro (Treasuries), e os títulos de 10 anos bateram a casa dos 2%.

ALTA NO IBC-Br

Por aqui, o IBC-Br, indicador de atividade econômica do Banco Central que é uma espécie de prévia do PIB, teve alta de 0,33% em dezembro e fechou o ano de 2021 em 4,5%.

QUARTA DOSE EM SÃO PAULO

No combate à Covid-19, uma das principais notícias é que o governador de São Paulo, João Doria, disse que o estado vai aplicar uma quarta dose da vacina em toda a população, contrariando a recomendação atual do Ministério da Saúde. Os casos e os óbitos no país começaram a desacelerar, mas ainda estão em um patamar elevado.

UCRÂNIA X RÚSSIA

Sobre o risco de conflito entre Ucrânia e Rússia, o Departamento de Estado dos EUA orientou que cidadãos americanos saiam da Ucrânia imediatamente. O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou em entrevista que “as coisas podem enlouquecer rapidamente”. 

BOLSA E DÓLAR

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa avançou 0,81%, a 113.368 pontos. O dólar valorizou 0,29%, cotado a R$ 5,24. 

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

* Dados atualizados até as 9h do dia 11/2.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *