Marcação a mercado na renda fixa: o que é e como visualizar

| | |
Compartilhe o post:

Em breve, alguns investimentos de renda fixa vão passar a ser visualizados pela marcação a mercado, de acordo com uma resolução da Anbima, a Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais.

Mas não se desespere se você ainda não tinha ouvido falar ou se sabia pouco sobre o termo, porque na prática nada vai mudar muito. Além disso, entender o que é marcação a mercado é mais simples do que parece.

Neste artigo você vai entender o que são a marcação a mercado e a marcação na curva, e como visualizá-las nos seus investimentos em renda fixa.

COMO FUNCIONA HOJE A MARCAÇÃO DOS TÍTULOS DE RENDA FIXA?

Quando você investe em renda fixa, já sabe como vai ser o retorno na data do vencimento, certo? Se for de acordo com uma taxa prefixada, você sabe o valor exato que vai receber. Já se o rendimento do título for atrelado a algum indexador, como CDI, IPCA ou Selic, você recebe de acordo com o valor desse indexador durante todo o período, até o dia do vencimento.  

Leia mais: Renda Fixa o que é e como investir

Nos dois casos, ao longo de todo o prazo do investimento, o preço do título é atualizado diariamente de acordo com a taxa contratada. Isso é o que chamamos de marcação na curva, e é dessa forma que você visualiza seus investimentos em renda fixa hoje. 

A visualização na curva mostra o preço atualizado por aquele rendimento predefinido que você vê nos títulos, com a taxa de juros que você vai contratar, acompanhada ou não de indexadores. Por exemplo, “IPCA + 3,5%”, “100% do CDI”, ou “12% ao ano”.

Agora, além da marcação na curva, você vai poder visualizar alguns investimentos também de acordo com a marcação a mercado.

MAS O QUE É E COMO FUNCIONA A MARCAÇÃO A MERCADO?

A marcação a mercado é uma forma de calcular e atualizar diariamente o preço de investimentos, que permite que você tenha uma referência de quanto o ativo está valendo naquele momento. 

Na marcação a mercado o preço varia dia a dia de acordo com expectativas econômicas, mudanças no mercado, e também de como está a procura e oferta de outras aplicações, se com rentabilidades maiores ou menores. 

Na renda fixa, a marcação a mercado possibilita que você tenha uma referência de quanto poderia ganhar se vendesse o seu título antes do vencimento. Esse valor pode ser maior ou menor do que o que você contratou, por isso é tão importante ficar de olho. 

Veja mais no vídeo:

Órama TV Descomplica: Marcação a Mercado

Para simplificar mais esse funcionamento, vamos usar um exemplo hipotético:

Digamos que você comprou um CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) a uma taxa prefixada de 12% ao ano, com prazo de 3 anos, mas depois de algum tempo você teve uma emergência e precisa do dinheiro antes do vencimento. 

Nesse tipo de investimento você não pode resgatar o dinheiro antes do prazo, mas tem a alternativa de vender o CRI no mercado secundário, onde os investidores negociam diretamente entre si. Essa venda vai acontecer não pelo preço que você contratou, mas sim pelo valor que os investidores estiverem dispostos a pagar pelo título naquele dia, que é o valor de mercado do título. 

No entanto, se você for manter o CRI até o vencimento, vai receber de acordo com a taxa que contratou, ou seja, o valor na curva.

O QUE VAI MUDAR COM ESSA NOVA MARCAÇÃO NOS TÍTULOS?

Para quem vai manter o título até o vencimento, nada muda na prática. Você só vai ter uma visualização adicional disponível no portal.

Com isso, o que pode acontecer é que, quando estiver visualizando a marcação a mercado, você perceba variações no seu saldo de renda fixa, conforme pode observar pelo exemplo do gráfico abaixo. No entanto, o valor vai fechar certinho na data de vencimento, de acordo com o que você contratou. Nesse caso, é só se guiar sempre pela marcação na curva.

Marcação a mercado e marcação na curva
Momentos de ágio mostram valores acima e momentos de deságio mostram valores abaixo para o seu investimento,
mas no vencimento o valor estará de acordo com o contratado.

Quais títulos vão exibir a marcação a mercado?

A marcação a mercado na renda fixa passa a valer, para pessoas físicas e jurídicas, em CRIs, CRAs, Debêntures, Debêntures Isentas e Títulos Públicos, com exceção do Tesouro Direto, que já é marcado assim. Os títulos bancários, como CDBs, LCIs e LCAs continuam marcados somente pelo valor na curva. 

Nada muda também com relação à tributação dos títulos de renda fixa, que permanece como é hoje: 

CDBs, LCs e Debêntures comuns são tributados de acordo com a tabela regressiva de Imposto de Renda;

CRIs, CRAs, LCIs, LCAs, Títulos Públicos e Debêntures Incentivadas ficam isentos de IR para pessoas físicas.

Leia mais: Imposto de renda nos investimentos

Por que a mudança vai acontecer?

O valor a mercado será exibido no seu extrato, de acordo com uma regulamentação da Anbima, a Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais. Essa determinação veio para trazer mais transparência e informação para você, além de facilitar a negociação de títulos no mercado secundário, onde você pode comprar e vender ativos diretamente de outros investidores.

+ transparência e facilidade

Com relação ao seu investimento, conforme você já viu,  nada muda se quiser mantê-lo até o fim do prazo. O que vai acontecer é que, com a marcação a mercado, você vai poder visualizar e entender, de forma mais clara, quanto o título está valendo e as possibilidades que têm com ele, direto na sua conta mesmo.

+ liquidez 

Além de uma situação emergencial, você pode querer resgatar seu dinheiro por outros motivos, como aproveitar oportunidades melhores, por exemplo. Com a marcação a mercado você pode ver se vai valer a pena ou não, e contar com mais informações para gerir seus investimentos.

COMO VER A MARCAÇÃO A MERCADO NA SUA CONTA ÓRAMA

Investidores conservadores, moderados e arrojados

Aqui na Órama você vai poder ver o valor dos seus investimentos a mercado e também na curva. Para isso, é só seguir esse caminho:

Depois de fazer o login na sua conta, acesse Seus Investimentos > Renda Fixa. Se tiver subcontas, selecione na barra superior qual deseja visualizar. Nessa página você vai poder escolher se quer visualizar a posição na curva ou a mercado, como na imagem:

Visualização da posição de renda fixa a mercado e na curva na conta Órama
Vire a chave para escolher como deseja ver sua posição em renda fixa
Investidores qualificados ou profissionais

Investidores qualificados ou profissionais podem escolher visualizar somente a posição na curva, se quiserem. Nesse caso, é só acessar sua conta, clicar na sua foto no canto superior direito e depois em Configurações > Visualização padrão em renda fixa > Marcação na curva.

Configurações de marcação a mercado no perfil na conta Órama
Clique na sua foto e selecione Configurações > Visualização padrão em renda fixa para habilitar somente a marcação na curva

Se preferir, você também pode pedir a ajuda do seu assessor pelo email ou WhatsApp.

Para saber mais sobre a marcação a mercado na renda fixa, leia também a matéria da Anbima sobre o assunto

E se ficou alguma dúvida, comenta aqui ou fale com a gente que vamos te ajudar.

Bons investimentos! 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *